Field Corretora Agribusiness

Segurança alimentar mundial: Credibilidade para o Brasil em meio à Pandemia

Toda crise traz oportunidades. E a pandemia da Covid-19 é a oportunidade para o Brasil consolidar sua posição como o grande player da segurança alimentar mundial. Durante a pandemia, o Brasil consegue mitigar o grande medo inicial de todas as nações que é a falta de alimentos.

O fornecimento de alimentos para o mundo, estável mesmo em meio à crise, coloca o país à frente da missão de manter o abastecimento dos parceiros comerciais. Mantendo a segurança alimentar, a responsabilidade sanitária, a fluidez de mercadorias e a qualidade de seus produtos.

Ao longo dos anos diversos países do mundo olham para o Brasil como a solução para o déficit de matriz industrial e agrícola no tocante à oferta de alimentos. Atraindo grandes investimentos na área do agronegócio e da indústria.

A taxa de câmbio tem favorecido a balança comercial brasileira impulsionando as exportações de diversos produtos chave para a economia mundial e que estão inclusos na matriz do agronegócio brasileiro. A soja, a carne, o milho e muitos outros grãos e pulses estão ganhando espaço lá fora por conta do posicionamento constante do Brasil junto às exportações.

Sendo assim, o agronegócio brasileiro sairá da crise da pandemia do corona vírus ainda mais protagonista que entrou. Apesar dos diversos desafios que o Brasil está enfrentando neste momento, a segurança alimentar não é um deles. Muito pelo contrário, é a grande chave para que o Brasil consiga superar suas deficiências em outras áreas e assim se tornar um país ainda mais desenvolvido.

*Najla é graduada em Relações Internacionais, atualmente trabalha com a venda de grãos para exportação.

Veja também no LINKED-IN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *